segunda-feira, 4 de junho de 2012

Sessão de Culinária Saudável

No passado dia 16 de maio, a cozinha da EBIPG recebeu uma Sessão de Culinária Saudável organizada pela equipa de saúde escolar (ESE) e pela docente Maria de Deus Costa. Com a presença de cerca de um dezena de encarregados de educação de alunos da escola, o desafio lançado pelo Nutricionista da ESE foi reduzir o teor de gordura e açúcar na confecção de Arroz Doce.


Assim, numa sequência de atividades teóricas e práticas, foi transmitida a noção de que através de pequenas alterações a receitas mais tradicionais, conseguimos modificar o seu conteúdo nutricional, mantendo de uma forma geral as características organolépticas.


Aqui fica a receita da versão modificada:

"Põe-se ao lume 6 copos de água com uma pitada de sal e uma colher de sobremesa de manteiga magra. Quando ferver coloca-se dentro do tacho 2 copos de arroz. Tapa-se o tacho e ferve-se à parte 5 copos de leite que depois junta-se ao tacho do arroz que entretanto "inchou". Finalmente, após se levantar fervura novamente, junta-se um copo de açúcar e um pacote de Jello de limão, mexendo e misturando bem estes últimos ingredientes. Deixar arrefecer."


Bom apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário